Sejam bem vindos ao meu blog! Vocês terão uma ótima experiência com desenho, cenas 3D, hardware e outros assuntos interessantes.

sábado, 30 de julho de 2011

Resolvendo Problemas de Iluminação em Cena Interna no Mental Ray (sala)

   E aí!

   Alguns dias atrás, peguei uma cena já pronta para configurar a iluminação. O dono da cena me pediu para verificar o que estava acontecendo de errado na configuração de iluminação que ele tinha feito. Acabei fazendo um pequeno tutorial. HE!HE!
   A cena é esta das duas imagens abaixo. Este será o resultado final. A segunda imagem está com o Material Override habilitado. No tutorial eu mostro onde fica este parâmetro. O Material Override serve para aplicar um único material em todos os objetos da cena (configura o material e faz uma cópia em instância para o seu canal). Quando ele é desabilitado, os objetos voltam com seus materiais padrões.



   Baixe a cena do tutorial (3DS Max 2012), com tudo configurado, no link: http://www.4shared.com/file/wg4Gjc8x/INTERNA_APARTAMENTO.html? . Caso veja alguma mancha visível no tutorial, eu mostro como aumentar a qualidade do GI e do FG para tirar as manchas. Entenda que, para obter um bom resultado, não se trata de usar valores definidos, mas sim compreender o uso de cada parâmetro.


 2º
 3º
 4º
 5º
 6º
 7º
 8º
 9º
 10º
 11º
 12º

   Aqui está o link do tutorial "Resolvendo Problemas de Iluminação em Cena Interna no Mental Ray II"  http://emersonarts-arts.blogspot.com/2011/07/resolvendo-problemas-de-iluminacao-em_30.html

Clique aqui Os Parâmetros do FG e GI para conhecer os parâmetros do GI e FG em um guia rápido.

Caso não saiba como é feita a distribuição de Photons numa cena interna clique aqui Distribuição dos Photons do GI numa Cena Interna - Mental Ray

Veja também este tutorial Tutorial Material Arch Design

   É isso aí!



5 comentários:

Anônimo disse...

O meu arch desing nao aparese a lista dos materiais, porque?
renato742001@yahoo.com.br

Daniel Design 3D disse...

Eaê fiote, bacana demais! seus tutos são muito bons, quero parabeniza-lo mais uma vez por compartilhar teus conhecimentos. Um muito obrigado em nome de todos que acompanham seus tutos. Vlw...

Tomfrias disse...

o site do Emerson é show de bola, sou usuario iniciante do mental ray e fã das iluminações internas diurnas, eu usava o vay e agora só mental,

Renato, tem um bug, um erro no arquidesign que faz sumir a aba com todos os materiais, vc já conseguiu arrumar isso ai?

qualquer coisa estamos no
hamiltonfrias@yahoo.com.br e no msn hamiltonfrias@hotmail.com

Stenio Rodrigo disse...

Não estou conseguindo baixar a cena do 4shared.

EmersonArts disse...

Anonimo - E aí renato! Fala comigo!
Talvez o seu max são está com o renderizador mental ray habilitado. O material arch design só fica disponível quando o mental ray está ativo.


Daniel Design 3D - E aí fiote! Fala comigo! Valeu pelo comentário! É uma pena que não sei nada de inglês. Se soubesse, já teria outros tutoriais bem completos. HE!HE!HE!


Tomfrias - E aí Tomfrias! valeu pelo comentário e por visitar o meu blog!
Depois que vocês respondeu para o Renato, aí entendi direito a pergunta dele na postagem.

Ele me enviou por e-mail uma imagem mostrando o problema e me disse que usa o Max Design. Esta versão não tem tanto suporte como o Max comum, por isso (ou o principal motivo) é passível de haver mais problemas nele.

Essa questão sua sobre bug no Arch Design eu não sabia (eu deveria ter noção disso, já que é muito comum nos programas). Se for isso, acho que se ele instalar o Service Pack 1 poderá resolver o problema.

Estou com problemas com o meu msn. Quando resolver aqui, adiciono o seu. FalÔ fiote!