Sejam bem vindos ao meu blog! Vocês terão uma ótima experiência com desenho, cenas 3D, hardware e outros assuntos interessantes.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Material Arch Design - parte 1

   E aí?

   Estou fazendo um tutorial sobre o material Arch Design (próprio para uso com o renderizador Mental Ray). Ainda eu não terminei. Estou postando ele agora porque a explicação da maioria dos parâmetros mais comuns desse material eu já fiz (cor do material, reflexo e refração borrados, material emborrachado, translucência, brilho anisotrópico, BRDF, auto-iluminação e Glow (brilho) e oclusão de ambiente). Tentei mostrar da forma mais simples possível, para que, qualquer iniciante, consiga aprender sem dificuldades. Algumas coisas tiveram que ser do jeito que estava no help do Max mesmo (não consegui explicar de outra forma).

   Espero que gostem! E se houver alguma dúvida, é só postar no comentário aí abaixo! Ah! Aceito críticas também! Quem dera se eu fosse o dono da verdade! HE!HE!HE!


 2º
 3º
 4º
 5º
 6º
 7º
 8º
 9º
 10º
 11º
 12º
 13º
 14º
 15º
 16º
 17º
 

A segunda parte do tutorial está neste link: 




 

11 comentários:

Samuel Araújo disse...

Gostei do tutorial. :D

Anônimo disse...

Muito bom cara! obrigado msm
por compartilhar seu conhecimento!
abçss!

Anônimo disse...

Otimo tuto.
Continua divulgando seus conhecimentos com agente aki...

vlw

Jambulani Osk disse...

muito bom Emerson, valeu

Anônimo disse...

Valeu pelo tutorial Emerson, se não se importar, tomei a liberdade de fazer um PDF desse tuto. Segue o link: http://www.sendspace.com/file/0bb4mj

Anônimo disse...

Hola muito obrigado pe la tuto vocé pode facer algo asim com o SSS material? please!!! (me disculpo por mi pobre portugues)
Muito bom por seu tuto e masa

Anônimo disse...

"Acho que irei disponibilizar as imagens em arquivo RAR. para download."
Excelente ideia, Emerson.

Anônimo disse...

emersondesigner
Obrigado por colocar o tutorial pra download.
Já baixei.

EmersonArts disse...

julio Kansas - E aí fiote!
Obrigado pelo comentário!


Anonimo e Bruno Jonas - E aí pessoal!
Daqui a alguns dias, irei postar a segunda parte do tutorial. HE!HE!HE!


Anonimo - Só tem um problema: eu vi o pdf e a organização do tutorial tá toda errada, além de ter ficado muito pesado. Se você baixar imagem por imagem fica mais fácil (altomaticamente´já fica na ordem certa por causa dos nomes), e mais leve também, visto que o windows irá exibir somente uma de cada vez, aí pra pular para a proxima imagem , é só apertar a setinha do teclado. HE!HE!HE!
Acho que irei disponibilizar as imagens em arquivo RAR. para download.


Anonimo - HE!HE!HE! Deu pra entender o seu português! Posso sim. Só preciso aprender sobre ele. Nunca usei. Até hoje não coloquei nada com translucência que necessitasse do SSS. Como eu expliquei no tutorial, a opção de translucência do Arch Design, se comporta muito bem com superfícies finas.


Anonimo - Me desculpe por não responder antes. Sobre essa sua questão aí, já está disponível as imagens em RAR. É só ir na seção de DOWNLOADS. Lá tem tanto as imagens como a cena que usei no tutorial. A maioria abrem no max 2010. Se não me engano, somente uma cena irá precisar do max 2012.


Anonimo - De nada!
Se houver alguma dúvida aí é só postar!

Família Medeiros disse...

Não consigo de jeito nenhum !!
Já habilitei o "Mental Ray Renders" na aba "Assing Render" em "Cummon" e o bendito ARCH&DESIGN não aparece de jeito nenhum. Alguém tem ideia de como posso resolver esse problema ??

EmersonArts disse...

Em Common, em Assign Renderer está o NVIDIA mental ray habilitado tanto em Production como em Material Editor? Se sim, faça o seguinte: 1 - vá lá em cima no menu do 3ds Max, em Customize> Custom UI and Default Switcher...> 2 - e na janela que aparecer escola a opção: Max.mental ray, e clique no botão Set. 3 - reinicie o 3ds Max e veja se resolveu o problema.