Sejam bem vindos ao meu blog! Vocês terão uma ótima experiência com desenho, cenas 3D, hardware e outros assuntos interessantes.

sábado, 4 de junho de 2011

Configurando Iluminação de uma Cena Externa no Mental Ray

   E aí gente?

   Hoje eu fiz um passo-a-passo para configurar a iluminação em uma cena 3D no 3DS Max 2010 a pedido de um membro da tresd1. A cena foi ele quem modelou, eu configurei a iluminação, alterei alguns materiais, criei um gramado, apliquei uma imagem panorâmica (360°) no background, e três texturas em alguns materiais. Ele já tinha aplicado uma imagem de fundo e texturas, mas no arquivo da cena que ele me mandou não tinha imagem e nem textura nenhuma, então arrumei algumas aqui e apliquei novamente na cena para não ficar muito diferente da imagem final que ele obteve antes de ter me pedido essa pequena ajuda.
   Eu postei esse passo-a-passo aqui para ajudar quem tem certas dificuldades na configuração de iluminação com o Mental Ray.

   Baixe o arquivo no link para acompanhar o tutorial:                                         
   Contem a cena inicial e a cena final com todas as configurações e texturas.

 2º
 3º
 4º
 5º
 6º
 7º
 8º
 9º
 10º
 11º
 12º
 13º
 14º
 15º
 16º
 17º
 18º

   Talvez tenham interesse em ver estes tutoriais também:

Tutorial Sistema Daylight no Mental Ray

Tutorial MR Photographic Exposure Control

Tutorial Material Arch Design

Vídeo Tutorial Imagens de Fundo e Reflexo

TUTORIAL HAIR AND FUR

Displacement e Mapa Specke
 
   Espero que tenham gostado!



11 comentários:

Samuel Araújo disse...

Cara me ajudou muito, não consigo fazer iluminação direito. :D

Donato Rodrigues disse...

Muito bom seu tutorial, parebens!

CarlosAC disse...

Parabéns pelo ótimo tutorial! Estou postando o link dele mo meu blog! http://cacdesigner.blogspot.com Abs!

Charles Oliveira disse...

Acabei de ver seu tutorial, vou correndo tentar fazer igual, não tenho muita pratica no mental ray. acho que vai me ajudar muito!! hehehe
Abração

Anônimo disse...

amigão show de bola a explicação uma das melhores que ja vi ate hoje. gostaria de pedir encarecidamente para que faça um tutorial sobre esse recurso do hair and fur pra fazer esse tipo de grama... gostei bastante.... mas uma vez parabens!!! ahh e posta la na 3d1.. mas mesmo assim seu blog ja esta nos meus favoritos a partir de hoje.

Anônimo disse...

valeu emerson obrigado pela resposta, estou fazendo faculdade de illustração e animação 2d e 3d, tenho estudado muito e vi muitas simulaçoes de grama mas a que mais gostei por enquanto foi a sua, muito profissional fora todas as explicacoes que vc deu que vc que realmente vc sabe tambem, então resolvi pedir ajudar a um profissional tbm. rsrsrs pode ter certeza que agente vai se encontrar por ae.. abraço e mais uma vez parabens pelo seu trabalho... vc sabe o que faz ao inves de pensar em saber e tentar ajudar... obrigado

Sergio Alonso disse...

Uma coisa que apanho muito, é fazer casa branca com Daylight no Mental Ray. Já vi imagens lindas feitas no Vray mas no mental ray o meu branco não fica tão branco. Fica muito azulado. Se puder dá uma dica.
Excelente blog.
Abraços
Leo

Anônimo disse...

Divinamente bom!!

Anônimo disse...

Rapaz do céu!! faz um tuto sobre o vue xtreme, tenho essa ferramenta mas me falta duas coisas ativador e usar, só essas duas. posta ai pra nós! meu email. juarezepamela@hotmail.com

EmersonArts disse...

CarlosAC - HE!HE!HE! Esquenta não! Pode postar no seu blog, copiar as imagens, ou salvá-las no seu pc sem problemas!
Obrigado pela visita de todos vocês, Julio Kansas, Donato Rodrigues e CarlosAC!


Charles Oliveira - HE!HE!HE! É uma pena que não tenho a cena para disponibilizar para vocês! Ela não é minha, mas vou ver se modelo uma parecida e disponibilizo no blog.


Anônimo - E aí fiote!
Eu já tenho um tutorial sobre o Hair And Fur. Eu mostro como resolver problemas com manchas, a diferença entre Buffer e MR Prim, além de mostrar justamente o que você está querendo saber: modelar a grama 3D e fazer a distribuição com a opção Node Instance do Hair And Fur. É o meu primeiro tutorial que postei no blog (na verdade, postei na tresd1 e coloquei o link aqui)
O link é este http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=74288&postdays=0&postorder=asc&start=0


Anônimo - HE!HE!HE!
É isso aí fiote! Qualquer coisa, estamos aí!


Sergio Alonsop - E aí fiote!
O tom azulado, possivelmente, é devido a intensidade da mr Sky do sitema Daylight que está muito forte. pode ser também que o valor do parâmetro Red/Blue Tint esteja negativo (exemplo: -0,2). Dê uma olhada no meu tutorial sobre o sistema Daylight. Está em vídeo.


Anônimo - E aí fiote!
Eu num tenho muito a manha no Vue não. Eu uso ele só pra inserir as árvores em algumas de minhas cenas (nele já possui várias primitivas de árvores prontas e com ótimas qualidades na renderização). Neste site ( http://www.geekatplay.com ) tem muitas vídeo-aulas sobre o Vue, e por categoria (materiais, modelagem, renderização, iluminação, etc). Só faltou ser em português, mas nem é preciso.

andrepasini disse...

Olá, voltei a utilizar o 3ds, gostaria se possivel receber o arquivo "cena_inicial_e_final.html", pois nao consta mais no site.
Obrigado andre pasini
andrepasini@hotmail.com