Sejam bem vindos ao meu blog! Vocês terão uma ótima experiência com desenho, cenas 3D, hardware e outros assuntos interessantes.

domingo, 3 de abril de 2011

MAQUETE NOTURNA / DIURNA

   Esta cena foi feita no max 9 a partir de um DVD de vídeo-aulas do site da tresd1 onde o autor André Vieira ensina do início ao fim modelar a casa com parte externa, além de todos os modificadores pra modelagem, todos os parâmetros do editable poly e das câmeras e também uma forma de configuração com o sistema de daylight que fique adequado na cena, mas o foco é modelagem, portanto, não há ensinamento de configuração de  materiais ou texturização e nem iluminação, a não ser com o daylight (eu recomendo o DVD).
   Usei várias luzes fotométricas tanto na casa como na iluminação do poste, e também na lua que é um cilindro com uma imagem aplicada em seu material. A imagem de fundo está no background do environment e coloquei como screen. Esta não é uma boa opção quando se tem objetos reflexivos na cena. O ideal é ter uma imagem panorâmica (de 360°) e deixar como espherical no lugar de screen. Mas no caso não deu problemas.
   Esta é a cena novamente. Agora com hora diurna (gostei mais dessa do que a noturna). Usei somente o sistema de Daylight para iluminação externa e retirei todas as outras luzes. Enquanto que a imagem noturna estava destacando mais a garagem com o carro, o hall de entrada, a iluminação do poste e a lua, nessa, agora está com uma boa visão de toda a faixada, mas o carro e o hall não teve tanto destaque. Houve mais destaque também nas janelas em relação a imagem anterior. Preciso fazer um pequeno ajuste na grama para deixar o tom de verde um pouco mais ameno. O fundo está com a mesma configuração (screen), mas da mesma forma não deu problemas.
  Esqueci de comentar: o carro é um modelo que peguei do site da tresd1. Lá existe vários modelos para quem quiser baixar. Esse foi o único objeto da cena que não precisei modelar.

Nenhum comentário: